Administração, Comércio Eletrônico

Hábitos e Atitudes do Consumidor na Internet

Pesquisas recentes traçaram algumas características dos consumidores online.

A comunidade influencia na compra

Uma pesquisa de fevereiro de 2008, da PowerReviews e do grupo E-tailing, ambas empresas ligadas ao e-commerce, mostrou quase 90% dos consumidores online dos EUA que leem ‘pelo menos de vez em quando’ resenhas de outros consumidores antes de fechar uma compra. As críticas funcionam como marketing quando boas e, mesmo ruins, podem ser úteis. Não dá para impedir que critiquem seu produto, mas possibilita a participação e resposta, segundo Josh Bernoff, analista de consultoria Forrester Rsearch. Diante de uma resenha negativa, a empresa pode detectar (e arrumar) um defeito no seu produto, entender o que deixa o cliente insatisfeito e se mostrar aberta ao diálogo.

Redes Sociais Influenciam na decisão de Compra dos Jovens

Em pesquisa realizada pelo IBOPE com 600 jovens presentes no evento de tecnologia Campus Party constataram a importância da troca de opiniões em redes sociais para compras online. Os apontamentos levantados relacionam-se a grande quantidade de pessoas que pesquisam, leem e divulgam suas opiniões nas redes sociais, sobre os produtos que desejam comprar.

Entre os produtos mais citados estão: viagens (52%), automóveis (28%) e, em grande parte com produtos tecnológicos e informática, com computadores e hardwares (48%), máquina fotográfica(25%), software (23%), telefonia móvel (20%) e smartphones (16%). A pesquisa concluiu que grande parte (87%) faz uso de sites para a troca de informação, existindo a contribuição de (37%) na construção de wikis, e participação de (57%) em blogs em frequência semanal.

Blogs

Um estudo conduzido pela JupiterReserch para a empresa Buzzlogic, com 2 mil pesquisados, avaliou a potencialidade dos blogs para as decisões de compra. De acordo com os dados da pesquisa, os blogs mostram-se mais vantajosos que as redes sociais. Este motivo relaciona-se à especialização dos blogueiros em segmentos de nicho, estabelecendo vínculos com os consumidores.
A pesquisa, de certa forma, reafirma a potencialidade de uma das características dos blogs, que representa a vantagem competitiva sobre a mídia tradicional: a informação específica – especializada, com tom pessoal e opinativo, capaz de conquistar a confiança dos leitores.

Fonte: Ead Sebrae – Curso de Internet para Pequenos Negócios

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